Academia Caxiense de Letras

CADEIRA N° 31

Patrono:

Hercília Raimundi Petry

 

Professora municipal foi a primeira alfabetizadora do Bairro de Ana Rech. Incentivadora do voto feminino nas eleições. Tomou parte em movimentos de caráter religiosos, assistencial e político.

CADEIRA N° 32

Patrono:

Natal Serafin Chiarello

 

Escritor, professor e bancário. Cronista, dedicou-se à história de Caxias do Sul. Colaborador do jornal O Momento. Vários de seus escritos foram publicados pelo jornal A Época, após sua morte.

CONTATO

CADEIRA N° 33

Patrono:

Fermino Bonet

 

Homem público, batalhador pelo ensino no interior. Inspetor Escolar. Profundo conhecedor da história da cidade, sabia o nome e a localização de todos os travessões, grutas e rios, a origem e construção de todas as capelas, assim como os motivos para escolherem os nomes dos seus santos específicos.

CADEIRA N° 34

Patrono:

Ítalo Balen

 

Astrônomo amador, jornalista, tabelião e poeta. Escrevia no dialeto local. Cronista do jornal A Época. Poliglota (português, italiano e espanhol fluente). Membro da ADESG. Muito observador.

CADEIRA N° 35

Patrono:

Cesare Bina Falabrino

 

Poeta e cantor. Compôs o Hino da Festa da Uva de 1937. Usava o apelido de "Cesare Canta Tu". Não publicou seus poemas que ficaram dispersos nas mãos de amigos e companheiros de caçadas. Seus versos eram impregnados de humor. Escrevia em italiano e em português. Principalmente sonetos e acrósticos.

6

8