Academia Caxiense de Letras

CADEIRA N° 06

Patrono:

Bento de Lavra Pinto

 

Era chefe do Almoxarifado. Foi escriturário da Colônia e da Comissão de Terras e Chefe da Comissão Liquidadora. Colaborou com os jornais Correio do Município, Gazeta Colonial e O Orientador. Membro Honorário do Grêmio Literário Caxiense. Exerceu ainda a função de Inspetor Escolar, tendo instituído a primeira escola municipal de língua portuguesa em Caxias do Sul.

CADEIRA N° 07

Patrona:

Anna Maria Rath de Queirós

 

Professora por 53 anos, introdutora e incentivadora da merenda escolar na Escola Normal duque de Caxias. Mais conhecida como Dona Marianinha. Recebeu o título de Educadora Emérita. Três gerações foram suas alunas, principalmente de português.

CADEIRA N° 08

Patrono:

Alfredo de Lavra Pinto

 

Professor, poeta e escrivão distrital. Colaborador de diversos jornais da época. Em O Paladino publicou seus versos em todos os seus números.

CADEIRA N° 09

Patrono:

Jerônymo Neves

Jornalista, escritor e poeta de renome. Exerceu o cargo de Juiz Distrital, Promotor Público e advogado. Colaborador dos jornais O Orientador, Gazeta Colonial e O Momento. Amigo de Júlio de Castilhos, Pinheiro Machado e Assis Brasil. Participou da revolução federalista de 1893, defendendo a causa republicana.

CADEIRA N° 10

Patrono: 

Arthur de Lavra Pinto

 

Secretário e presidente do Grêmio Literário Caxiense. Exerceu os cargos de Inspetor Escolar; Secretário interino de Intendência e Escrivão do Civil e do Crime. Filho de Bento de Lavra Pinto. Membro da comissão Executiva do Partido Republicano e membro da Junta Revolucionária e Governativa de 1930.

1

3